Primeira Monografia APECIH

"Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico"

10 de Novembro de 1995


Os anos 90 foram bastante prolíficos para o controle de infecção hospitalar. Foi neste período que os hospitais abriram mais as suas portas para o controle de infecção gerando uma demanda de profissionais, ainda numa época que não se falava em segurança do paciente, gestão de protocolos, checklists.

Passávamos por um momento em que os dois principais assuntos eram a determinação da melhor forma de vigilância e construção de indicadores, e também o início da era dos agentes multirresistentes. Naquele momento, o controle de infecção estava muito próximo ao estudo da epidemiologia e da microbiologia do que nos tempos atuais.

Mas não existiam no mercado profissionais com experiência e formação em controle de infecção. Era comum encontrar nos hospitais as comissões formadas por profissionais às vésperas da sua aposentadoria, ou relegados à posição por outros motivos não diretamente ligados às práticas de avaliação e prevenção das infecções hospitalares.

Neste momento a APECIH tomou uma decisão importante. A sua diretoria entendeu que a associação tinha um papel na formação e atualização de profissionais. Ela já promovia os Cursos Básicos de Controle de Infecção. Tinha sua publicação, realizava eventos, inclusive em parcerias, como, por exemplo os encontros de sábado promovidos pelo Hospital do Servidor Público Estadual.

Neste momento surgiu a ideia de se criar uma série de monografias, uma biblioteca, com os principais textos básicos na área de Controle de Infecção para dar suporte aos sócios, e eventualmente aos não-sócios, caso necessário.

A primeira experiência foi muito rica. O grupo multiprofissional, multi-institucional dividiu todas as tarefas, da criação do índice até a revisão final de uma forma harmônica e descontraída, sem nunca abandonar o rigor científico. Marcas da própria APECIH.

Participaram desta primeira monografia:.

  • Claudia Mangini
  • Eliane Molina
  • Julia Yaeko Kawagoe
  • Maria Beatriz G. de Souza Dias
  • Maria de Fátima dos Santos Cardoso
  • Maria Luiza Monteiro Costa
  • Mariusa Basso
  • Nédia Maria Hallage
  • Renato S. Grinbaum

O sucesso desta primeira monografia foi tamanho, que a associação decidiu tornar estas publicações uma marca da instituição, criando uma referência em controle de infecção para todo o país.

Renato S. Grinbaum

grinbaum@terra.com.br