Criação da Regional APECIH - Campinas

Uma iniciativa para o fortalecimento da Apecih no interior

14 de Abril de 1992


No início da década de 1990 havia toda uma efervescência relativa ao controle de infecção. Na região de Campinas, especialmente na cidade de Campinas, alguns profissionais eram muito atuantes, malgrado todas as dificuldades típicas do interior para obter atualizações e participar de cursos e reuniões técnicas. Entre nós, o grupo Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que contemplava os profissionais do Hospital das Clínicas (HC) e Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM) e que possuía um time de médicos, enfermeiros e farmacêuticos bastante engajados. Mas também os profissionais do Hospital Celso Pierro, ligado a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).

A Unicamp funcionava como centro de treinamento do ministério da saúde para capacitação básica para a constituição das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar. Este grupo possuía um vinculo muito forte com as diretorias que lideraram a Apecih e foi então proposta a criação de uma regional em Campinas, visando estimular a participação de sócios e o desenvolvimento de atividades cientificas na região. Esta proposta foi de pronto acatada pela diretoria na época, como uma alternativa importante para fomentar o fortalecimento da associação.

A odisséia para os tramites burocráticos foi orientada pelo então advogado da diretoria da Apecih e registrou-se oficialmente a regional Apecih - Campinas no dia 23 de Maio de 1995. Entretanto esta orientação foi equivocada e algum tempo depois verificou-se a necessidade de retificar os procedimentos oficiais. Neste período tivemos um aprendizado doloroso: algumas coisas são bem difíceis de fazer, porém ainda mais difíceis de desfazer! Este entrave burocrático foi um tanto desalentador...

Com o passar do tempo constatamos que não seria muito compensador ter uma regional instalada como uma filial oficial, já que as exigências legais impunham uma carga de trabalho que prejudicava a nossa dedicação aos aspectos técnicos da associação. Assim sendo, a regional de Campinas foi oficialmente extinta em 16 de setembro de 2002.

Mas nem por isto deixamos de nos envolver e participar da Apecih, seja como membros da diretoria, seja como colaboradores na produção técnica ou seja como participantes das atividades cientificas. O grupo de profissionais da região de Campinas continua forte e ativo na prevenção e controle de infecção e sempre parceiros da APECIH!

Maria Clara Padoveze
Meire Celeste Cardoso Del Monte

 

 

Grupo de constituição da Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar - Secção Campinas/SP realizada em 14/04/1992:

  • Presidente: Meire Celeste Cardoso Del Monte
  • Vice: Maria Clara Padoveze
  • 1º Secretário: Gilberto Almeida Rodrigues
  • 2ª Secretária: Antônia Terezinha Tresoldi
  • 1ª Tesoureira: Sonia Maria Evangelista Dantas
  • 2º Tesoureiro: Nildiane Zanini
Conselho fiscal efetivo:
  • Djalma de Carvalho Moreira Filho
  • Angela Von Nowakonski
  • Selma Maria Buzzá Roo
Suplentes:
  • Rosana Ferreira Rodrigues
  • Abigail Maria Bicudo
  • Arão Mendes Pinto Neto