Hospital Santa Catarina faz campanha de higiene de mãos na entrado do hospital

segunda-feira, 08 de maio de 2017

Imagem auxiliar da notícia

O Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado em 5 de maio, visa promover a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância de salvar vidas por meio da higienização das mãos (de forma correta e sempre que necessário). Também fora do ambiente hospitalar, este hábito pode auxiliar muito no combate de diferentes doenças, como o vírus sincicial respiratório (VSR), resfriados, diarreia, conjuntivites, viroses e o vírus H1N1. 

A médica Glaucia Varkulja, infectologista do Hospital Santa Catarina (SP), explica que os germes estão presentes em todos os lugares e, como eles não são visíveis, muitas vezes não são tomadas as medidas adequadas para prevenção. “Diversas doenças transmitidas por água e alimentos contaminados por exemplo, estão associadas à falta de higienização ou higienização incorreta das mãos”, afirma a médica. “A transmissão é comum quando tocamos o puxador de portas, pressionamos botões de elevador, seguramos na barra dos transportes públicos ou damos apertos de mãos. Por isso é importante higienizar as mãos constantemente e, principalmente, antes das refeições”, conclui.

Para comemorar a data, além de ações para os colaboradores,  a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HSC explic​ou ​ao público que passava​ pela Avenida Paulista a importância das mãos limpas e como fazer a higienização da forma correta. A ação ocorreu​ na sexta-feira (05), na entrada do Hospital Santa Catarina (Avenida Paulista, 200).



« voltar para a lista de notícias