"Hospital Santa Catarina promove ação para reforçar higiene das mãos"

segunda-feira, 09 de maio de 2016

Imagem auxiliar da notícia

“Dia 05 de maio é o dia mundial da higiene de mãos, e o Hospital Santa Catarina é um dos mais de 18.000 serviços de saúde no mundo que utilizam a data para reforçar seu compromisso junto à Organização Mundial de Saúde (OMS): reduzir e prevenir infecções associadas à assistência à saúde por meio da higiene de mãos. Este foi o Primeiro Desafio Global pela Segurança do Paciente, lançado em 2005, e que tem o Brasil como país apoiador da ação desde 2007, promovendo o Cuidado Limpo é um Cuidado Mais Seguro.

A prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) segue como prioridade de saúde pública, pelos altos índices de mortalidade associada (superior a tuberculose, malária e aids somadas – dados da OMS), morbidade com custos tangíveis e intangíveis, com capacidade de causar sofrimentos, e com agravante que em países em desenvolvimento as IRAS podem acometer até 1 em cada 4 pacientes.

O mesmo cuidado à saúde que salva e por vezes implica em dependência de procedimentos, medicamentos, inserção de dispositivos invasivos (e consequentes riscos...), pode ter uma solução eficiente atrelada: higiene de mãos de modo correto e nos momentos certos.

O Hospital Santa Catarina tem trabalhado sobre a estratégia multimodal da OMS, com ênfase em facilitar acesso a produtos de qualidade no ponto da assistência, e orientação sobre uso (como e quando), entendendo que a incorporação destes momentos na rotina facilita a sua aplicação de forma mais automatizada.

Com realidade privilegiada, e bem distante da de países com poucos recursos (em pesquisa da OMS 35% dos serviços de saúde aí localizados não dispõe de água nem sabonete para higiene de mãos), a adesão à higiene de mãos na instituição ainda está aquém de 100%, porém é superior aos dados de literatura que costumam apontar para valores em torno de 40%.

Com objetivo de melhorar o engajamento dos profissionais a partir do entendimento do cenário, reforçando em cada um o senso de responsabilidade, e fortalecer percepção de segurança entre pacientes e familiares, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar optou este ano por uma ação sensibilizadora: uma instalação audiovisual, a exposição Veja suas Mãos, com fotos de Victor Daguano e curadoria de Wander Vieira. Consideramos feliz a coincidência e consonância do mote fornecido pela OMS: See your Hands (Veja Suas Mãos).

São 15 fotos em preto e branco e um vídeo de 30 segundos (este alternado com vídeo da OMS onde fotografias de pacientes vão sendo marcadas por impressões digitais).

As imagens buscam reforçar desvios positivos ao retratar pessoas e equipes em diversos setores (unidades de internação, pronto-atendimento, terapia intensiva) como também deixam clara a importância de todos para o bem comum, ao trazer em foco profissionais que não tocam diretamente o paciente, porém cujas mãos limpas são decisivas para o resultado junto ao paciente (como profissionais da central de material e esterilização, serviço de nutrição e dietética, farmacêuticos...), além dos que armazenam e distribuem os produtos (almoxarifado), garantem abastecimento no ponto da assistência (higiene) e a estrutura em perfeito funcionamento (infraestrutura). No vídeo, imagens de mãos, ora de pacientes pediátricos brincando com tinta, ora de profissionais realizando a higiene de mãos, alternadas, num moto continuo – poder que temos de marcar, poder que temos de escolher, afinal nossas mãos são instrumentos da tomada de decisão diária e contínua.  Cada imagem tem um título que convida à reflexão.

Ao término da exposição o visitante pode assinar o Livro do Compromisso – livro de registro – com a causa.

Em breve será lançado um concurso de fotografias no qual funcionários poderão concorrer a prêmio para melhor foto com o tema “Mãos Limpas, Mãos que Salvam”, no contexto da saúde.

A exposição Veja Suas Mãos segue aberta ao público no boulevard do Hospital Santa Catarina até o dia 30 de maio.”

Texto: Dra. Glaucia Varkulja. 

Equipe da CCIH envolvida no projeto:
Joan P. Tomaleri
Karoline M. Gama
Raísa B. M. Novo
Glaucia F. Varkulja

IMG_8661.JPG

IMG_8664.JPG

IMG_8666.JPG



« voltar para a lista de notícias