Divisão de Infecção Hospitalar do CVE realiza evento para lançamento do Plano Estadual para Eliminação de Bactérias nos Hospitais do Estado de São Paulo.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Imagem auxiliar da notícia

XIII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar – Plano para Eliminação de Bactérias Multirresistentes nos Hospitais do Estado de São Paulo

No dia 12 de maio de 2016, a Divisão de Infecção Hospitalar do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, responsável pela coordenação do Programa de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) do Estado de São Paulo, realizou o XIII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar – Plano Estadual para Eliminação de Bactérias nos Hospitais do Estado de São Paulo.

Os principais objetivos da realização de eventos como este são a atualização técnica e científica dos profissionais que atuam na prevenção das IRAS, incluindo os interlocutores municipais e regionais do Estado, e a troca de experiências entre estes profissionais.

O tema deste ano reflete a preocupação mundial com a resistência bacteriana que já é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública deste século.

Durante o evento foi apresentada a proposta estadual para o enfretamento do problema que inclui o reforço à higiene das mãos, precauções padrão e qualidade dos laboratórios de microbiologia.

A partir de junho de 2016 todo material técnico estará disponível on line para consulta e divulgação, incluindo cartazes e adesivos que podem ser reproduzidos pelos hospitais.

O impacto do plano será acompanhado sistematicamente por meio do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo e temos certeza que a parceria do Estado com os hospitais na luta contra as bactérias multirresistentes vai gerar resultados positivos na assistência e segurança do paciente.

Texto: Denise Brandão de Assis

Link: ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/IH/aulas/2016_13simposio_ih_programa.pdf



« voltar para a lista de notícias